Search

Estratégia: o que é e para que serve?

Estratégia é um conceito importante e fazer uso dela é fundamental em qualquer iniciativa bem-sucedida. Qualquer empreitada, seja no nível individual ou de uma corporação global, tem mais chances de sucesso se for guiada por uma estratégia bem construída. Este texto serve ao propósito de definir o que é estratégia e por que ela é necessária.


Estratégia pode ser entendida como um guia. Este guia tem a utilidade de orientar o pensamento e a tomada de decisões. Num raciocínio estruturado, estratégias são um de três componentes. São precedidas por um objetivo geral e sucedidas por táticas que servem para implementá-las. Se o objetivo diz onde alguém quer chegar, a estratégia propõe como chegar lá. Para isso, é fundamental não abandoná-la ao primeiro revés. Táticas podem ser facilmente descartadas. Estratégias, não.

As vantagens da formulação e implementação de uma estratégia são claras. Ela é essencial para se guiar em cenários de incerteza - que quase sempre são o caso. Assim, é possível organizar ações e decisões em um padrão lógico que otimize o uso dos recursos disponíveis. Construir e seguir uma estratégia é um dos caminhos necessários para atingir efetividade e eficiência em qualquer ramo de atuação.

Para atingir um objetivo é importante ter em mente onde se está e onde se quer chegar. Nesse contexto, o uso de um raciocínio estruturado e planejado é mais efetivo que decisões aleatórias. Para a construção dessa estrutura é fundamental formular uma estratégia e aderir a ela. Através dela é que se define qual direção seguir para chegar no objetivo. Dessa forma, quando desafios surgirem, a estratégia será o guia que apresenta as melhores soluções. Qualquer que seja a finalidade, em qualquer área, o caminho mais rápido para o sucesso é o que a estratégia oferece.

0 comments

Recent Posts

See All

Atenção: Cuidado com falsas pesquisas

Esse é um post breve. Apenas anunciar que no momento o IPE (Instituto de Pesquisas e Estratégia) não está executando nenhuma pesquisa quantitativa no estado de São Paulo. Chegou ao nosso conhecimento